Mercado formal e informal
Hoje no Brasil, o mercado de confecções está em momento de expansão. As industrias e os lojistas desse mercado estão investindo pesado com novas tecnologias, inovações empresariais e também com infra-estrutura.
Em um momento de expansão da economia espera-se um aumento do mercado formal de confecção, junto com o emprego formalizado. Mas, à medida que cresce a produção de vestuário e a demanda sobre as vendas de produtos que compõe esse segmento, aumentam também o índice do mercado de confecção informal, aumentando conseqüentemente o número da economia de informalização no Brasil.
Vejamos alguns aspectos de cada um deles:
Mercado formal - Como o próprio nome corresponde o significado, caracteriza-se como uma formalização legal de qualquer tipo de negócio de produtos ou de serviços conciliada com um conjunto de regras, leis, normas jurídicas, com a finalidade de verificar e controlar esse mercado.
Especificando o tema do nosso trabalho, o mercado formal de confecção em Arapiraca conseguiu assumir grandes vantagens em todos os segmentos de produção e também com os seus indivíduos, como os empresários industriais e logísticos, com seu público interno (funcionários, fornecedores), e também com o público externo (clientes e sociedade em geral).
O empresário do mercado formal, possuirá vantagens no que se diz respeito a linha de crédito em bancos e financeiras, tendo confiança ao estado de existência de sua empresa com toda essa formalização, conseguindo assim, empréstimos para a ampliação em seus negócios e também tendo apoio dos órgãos públicos locais, com a realização de promoções coletivas no comercio, fortalecendo o mercado de confecções e de outros produtos. Ex: Liquida Interior, realizado todos os anos na região agreste alagoano incentivando as compras aos consumidores e conseqüentemente fortalecendo o comércio de confecções.
Já o público interno, funcionários das empresas formalizadas,