Mercado financeiro
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado de Câmbio
RESUMO
Mercado Financeiro é o mercado onde os recursos excedentes da economia (poupança) são direcionados para o financiamento de empresas e de novos projetos. Já o Sistema Financeiro Nacional é composto de instituições responsáveis pela captação de recursos financeiros, pela distribuição e circulação de valores e pela regulação deste processo.
_______________________
Claudio M.S. Dutra
Prof. Jairo
Histórico do Mercado Financeiro
O sistema financeiro nacional é caracterizado por quatro fases distintas. A primeira, mais longa, abrange o fim do período colonial, o Império e os primeiros anos da República; esta fase é passível de pelo menos três subdivisões, demarcadas pelo início da intermediação financeira no período colonial até o final da década de 1830, pelos primeiros anos da década de 1840 até o final do Império e pelos primeiros anos da República até o início da Primeira Guerra Mundial. A segunda abrange o período das Guerras e da Grande Depressão. A terceira, iniciada em 1945, vai até as reformas institucionais de 1964 e 1965. E a quarta inicia-se com essa reforma, estendendo-se até os dias atuais. “Lopes e Rosetti”
TIPOS DE MERCADO
Os principais tipos de mercados são:
Mercado á vista: O investidor negocia o título com base em seu preço corrente, praticado no pregão de viva voz ou no Sistema de Negociação Eletrônica. Uma vez que a operação é fechada e registrada, o vendedor deve disponibilizar os títulos para liquidação até o segundo dia útil (D+2), recebendo o valor da venda no terceiro dia útil (D+3). O comprador paga e recebe os títulos no terceiro dia útil após a negociação (D+3).
Mercado primário e secundário: Chama-se de mercado primário ao processo de geração dos títulos para distribuição. É