Mercado financeiro
ECONOMIA
Professor: Renato Quintes
Administração - 3º Período
Aluna: Michelle Matos
MERCADO FINANCEIRO
Junho 2011
Introdução
O significado original da palavra mercado é o local onde as pessoas se encontram para comprar, vender ou trocar mercadorias. Este mercado existe desde longa data porque sempre existiram pessoas querendo trocar os bens que dispunham em maior quantidade por aqueles que tinham em pequena quantidade ou nenhum daquele item. Com o passar do tempo, o termo mercado foi evoluindo para um conjunto, onde as pessoas compram e vendem determinada mercadoria. O conceito de mercado abrange desde o produtor até o consumidor final, abrangendo atravessadores e intermediadores. O mercado financeiro também tem o seu produto. O produto é o uso do dinheiro no tempo. Mercado financeiro, portanto, é o conjunto de mecanismos voltados para a transferência temporária da capacidade de consumo, ou seja, do poder de compra que a posse do dinheiro proporciona. Como qualquer mercado, o Financeiro também tem suas figuras básicas que são os compradores (tomadores de empréstimos), vendedores (poupadores) e os intermediários (instituições financeiras).
Mercado financeiro é o conjunto de instituições que possibilitam a transferência de recursos ofertados para os tomadores e se divide em Mercado de Crédito e Mercado de Capitais, a sua função é gerir investimentos e poupança, seu desenvolvimento se da através do aprofundamento que são mais empréstimos e depósitos e também através do alargamento que são mais bancos, seguradoras, poupadores e tomadores.
No Brasil a década de 60 foi um grande marco no mercado financeiro com inovações como: Lei de capitais estrangeiros, correção monetária, banco nacional de habitação, criação do banco central, lei de mercado de capitais, auditores independentes, regulamentação de seguros e sociedade de capitalização. Na década de 70 tivemos alguns aspectos relevantes tais como: boom da