A convergência das normas/práticas contábeis brasileiras para as normas/ práticas contábeis internacionais
UAB- PÓLO DE SANTA LEOPOLDINA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS- EAD
ELOIZA ROSA ESPINDULA
A CONVERGÊNCIA DAS NORMAS/PRÁTICAS CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA AS NORMAS/ PRÁTICAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS
SANTA LEOPOLDINA
2010
ELOIZA ROSA ESPINDULA
A CONVERGÊNCIA DAS NORMAS/PRÁTICAS CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA AS NORMAS/ PRÁTICAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS
Trabalho apresentado à disciplina Metodologia de Pesquisa 1 do Curso de Ciências Contábeis- EAD da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação.
SANTA LEOPOLDINA
2010
1 INTRODUÇÃO
O Internacional Financial Reporting Standard (IFRS), o novo padrão contábil global, está ganhando rápida aceitação em vários países, fazendo com que as organizações de todo o mundo passem a avaliar as potenciais implicações e benefícios da adoção novo padrão.
A implementação do IFRS pode ter impacto em quase todos os aspectos de uma empresa, nesta pesquisa, vamos apontar os principais desafios que as empresas enfrentarão para esta implantação
2 A CONVERGÊNCIA DAS NORMAS/PRÁTICAS CONTÁBEIS BRASILEIRAS PARA AS NORMAS/ PRÁTICAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS
A implementação do IFRS é um desafio. Em um mundo cada vez mais globalizado, assegurar que o modelo está sendo aplicado de maneira consistente envolve não somente uma mudança de práticas contábeis, mas também esforços significativos na definição de políticas, alterações nos sistemas de informação e treinamento de pessoal.
Dentre os recentes acontecimentos que marcam o processo de convergência para o IFRS no Brasil, destacam-se:
A Comissão de Valores Mobiliários (CMV), através da instrução n° 457/07, determina que as companhias abertas deverão, a partir do exercício findo em 2010, apresentar suas demonstrações financeiras consolidadas adotando padrão contábil internacional.
O Banco Central do Brasil (BC) emitiu o Comunicado