mercado financeiro
Este trabalho tem o objetivo de apresentar as principais ideias do estudo da Teoria Burocrática terão ênfase a alguns aspectos como: os tipos de sociedades de autoridade, as características da Burocracia e também a racionalidade da burocracia.
A Burocracia é um modelo de organização humana baseado na racionalidade, ou seja, na adequação dos meios aos fins. Suas origens remontam à Antiguidade, porém a forma atual surge após o a Revolução Industrial. A sociedade burocrática caracteriza-se pela racionalidade, impessoalidade (ênfase nos papéis sociais).
O Modelo Burocrático de Organização é um tipo de estrutura organizacional que surge na primeira metade do século XX com o objetivo de alcançar a máxima eficiência através da racionalidade, ou seja, da escolha dos processos mais eficientes para se alcançar os objetivos pretendidos. É também conhecido como modelo mecanístico de organização, pois trata a organização como um sistema fechado, previsível, livre de influencias ambiental.
É baseado em um conjunto de regras e regulamentos criados com o objetivo de permitir que a organização lide de maneira padronizada com os eventos organizacionais. Apresenta formato piramidal, com elevada centralização, pois as decisões são tomadas no topo da escala hierárquica.
O modelo burocrático tem como objetivo básico organizar detalhadamente e dirigir rigidamente as atividades da organização, com a maior eficiência possível. Seus principais postulados são:
Caráter legal das normas e regulamentos as organizações burocráticas procuram instituir normas para regulamentar cada procedimento administrativo ou operacional. Impessoalidade nas relações pretende-se que as decisões sejam tomadas de maneira impessoal, ou seja, que não existam privilégios para determinados grupos ou pessoas. Hierarquia da autoridade a burocracia prevê a obediência estrita à hierarquia, devendo cada empregado limitar-se ao relacionamento com seu chefe imediato. Rotinas e procedimentos