mercado financeiro
CDB - Sigla para Certificado de Depósito Bancário, emitido pelos bancos. É uma modalidade de investimento que rende uma taxa de juro prefixada ou pós-fixada, dependendo da forma como foi negociado. Quem compra CDB empresta dinheiro a um banco em troca de um rendimento negociado, num prazo mínimo de 30 dias.
Tipos:
CDB Pré-Fixado
Possibilita ao cliente saber no momento da aplicação quanto irá receber de juros depois de um determinado tempo, no vencimento da aplicação.
CDB Pós-Fixado
São CDBs que variam de acordo com a taxa CDI ou demais indicador econômico, como IGPM, TR, entre outros. Na aplicação indexada ao CDI é combinado o percentual que a operação terá de remuneração. Como essa taxa varia e é calculada diariamente, o cliente só terá conhecimento do valor de sua rentabilidade de vencimento ou resgate da aplicação.
RDB – Através dos RDBs as instituições financeiras obtêm recursos para cobrir o montante aplicado nos cheques especiais e para obterem liquidez em época de escassez de crédito. Os bancos podem dispor dos recursos de maneira mais flexível comparativamente aos da Caderneta de Poupança, em que parte dos recursos são dirigidos ao financiamento imobiliário.
CDI - Sigla para Certificado de Depósito Interbancário. Não é apenas um indicador, é uma modalidade de aplicação que pode render tanto quanto uma taxa de juro, mas só é negociado entre bancos e, normalmente, pelo prazo de um dia. Um investidor comum não pode comprar CDIs. A taxa média diária do CDI é utilizada como um referencial para o custo do dinheiro (ou seja, os juros) e serve para avaliar a rentabilidade das aplicações em fundos.
Letra de Câmbio - Entende-se por Letra de Câmbio uma ordem dada, por escrito, a uma pessoa, para que pague a um beneficiário indicado, ou à ordem deste, uma determinada importância em dinheiro. A letra de câmbio é um título de crédito, dotado de literalidade e de autonomia das obrigações. Desempenha