Mercado financeiro
Mercados Financeiros
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
Introdução ao Mercado Financeiro
O que é o Mercado Financeiro
Para definirmos o Mercado Financeiro, é necessário falarmos das pessoas ou empresas que participam deste mercado. São de três tipos:
• Pessoas ou empresas que têm dinheiro sobrando.
• Pessoas ou empresas que têm dinheiro faltando.
• Pessoas ou empresas que sobrevivem exatamente com aquilo que ganham.
O Mercado Financeiro atende esses três tipos de pessoas ou empresas, interligando-as, ou intermediando o dinheiro.Aquelas que têm dinheiro "emprestam" para uma empresa - daqui para frente denominada Banco - que por sua vez "empresta" esse mesmo dinheiro para outra pessoa. Os demais órgãos conhecidos - Banco Central, CVM, Bovespa, Cetip e outros, servem para controlar, ditar as regras, organizar esse mercado. Podemos definir que o Mercado Financeiro tem como objetivo, cuidar da intermediação financeira, ou seja, levar o dinheiro de quem tem para a mão de quem não tem, sob determinado custo, que chamamos de taxa de juros. Os intermediários escolhidos para realizar esse processo são os Bancos, regulados por órgãos controladores e fiscalizadores.
É muito importante definirmos quem são as pessoas que atuam no mercado financeiro. Afirmamos que aquele que tem dinheiro "sobrando" pode ser chamado de doador. Já aquele que precisa do dinheiro porque quer antecipar uma receita futura (que pode ser o salário dos próximos meses ou as vendas futuras), vai ao banco tomar um empréstimo e por isso convencionou-se chamá-lo de tomador. Sempre que falarmos em doador, é aquele que dá o dinheiro. E aquele que pega o dinheiro emprestado, será sempre o tomador.
O Mercado financeiro não cuida apenas dessa intermediação financeira. As pessoas vão atrás também de serviços, como:
• Seguro de vida
• Planos de previdência
• Cobrança bancária
Serviços que não visam apenas a troca de dinheiro de um para outro. O consumidor do Mercado