Mercado Financeiro conceitos juros e outros
Conceitos Mercado Financeiro:
Formação dos Juros: A taxa de juro é apropriadamente identificada como o preço do crédito, refletindo a dimensão temporal. O Juro exprime o preço de troca da ativos disponíveis em diferentes momentos do tempo. Em geral receber uma quantidade de dinheiro hoje é preferível a receber amanhã, e o juro oferecido pela disponibilidade imediata do bem deve remunerar o adiantamento de seu uso.
Quaisquer que sejam os tipos de taxas de juros conhecidos no mercado, todos eles exprimem a remuneração pela alocação de capital. A taxa de juro reflete portanto, o preço pago pelo sacrifício de poupar , ou seja, a remuneração exigida por um agente econômico ao decidir postergar o consumo , transferindo seus recursos a outro agente.
As relações entre poupador e o tomador de recursos implicam , diante do considerado, uma relação entre poder de compra futuro e poder de compra presente.
De outra forma, a taxa de juro é o resultado das interações das ações de mercado executadas pelos agentes econômicos, servindo de balizador de suas decisões entre consumo e poupança.
De acordo com Keynes, a taxa de juros é uma taxa de referência do processo decisório: decisões financeiras são consideradas atraentes somente se houver uma expectativa que o retorno da aplicação supere a taxa de juros do dinheiro utilizado.
Admitindo-se um mercado livre, regulado por suas próprias forças, a taxa de juro é formada com base nas taxas preferenciais temporais dos agentes econômicos possuidores de recursos pra empréstimos e no retorno esperado daqueles que demandam recursos.
Desta maneira a taxa de juros representa a confiabilidade dos agentes econômicos com relação ao desempenho esperado da economia. Em momentos de certa instabilidade do ambiente