Trabalho De T Picos De F Sica
O estudo do Baricentro
Integrantes: Ygor Batista
Dasdasdasdsasa
Sadasdasdas
Turma: EB1P; Turma 4
Professor: Sebastião
Sumário
Pagina disajhdisa
Sajdiopasjdasip
Djasoidjas
Resumo
A coleta dos dados obtidos nesta experiência, ocorrida no Laboratório de Física da Universidade Paulista (Unip), permitiram aos membros do grupo a possibilidade de tornar á empregar os conhecimentos vitais no ramo da cinemática.
É valido salientar, também, a oportunidade de praticar o trabalho em grupo, tarefa que se faz necessária em todos os momentos.
O baricentro é o centro de gravidade do triângulo. Isto quer dizer que, se suspendermos um triângulo de material homogéneo pelo seu baricentro, ele fica em equilíbrio.
Unindo o ponto médio de cada lado do triângulo ao vértice oposto obtém-se um segmento de reta designado mediana. O ponto onde se interceptam as medianas é o baricentro ou centro de gravidade do triângulo.
Objetivos
O principal objetivo dessa experiência é estudar o ponto de equilíbrio de um corpo, através da intersecção das linhas de ação das forças e o estimulo do trabalho em grupo levando em conta a diferença de aptidões dos integrantes, e encontrar o ponto de centro de massa ou o ponto central da peça a fim de se certificar que a esse ponto pode ser obtido de forma fácil e funcional.
Introdução Teórica
Vamos determinar as coordenadas do baricentro de um triângulo qualquer no plano cartesiano. Considere um triângulo no plano de vértices A(xA, yA), B(xB, yB) e C(xC, yC), como mostra a figura abaixo(figura 1) :
Figura 1
Chamaremos o baricentro do triângulo de G(xG, yG). As coordenadas do baricentro são dadas pela média aritmética das coordenadas dos vértices do triângulo. Assim, teremos:
Vejamos alguns exemplos para melhor compreensão.
Exemplo 1. Determine as coordenadas do baricentro do triângulo de vértices A(5, 6), B(5, 9) e C(2, 3).
Solução: Vamos obter cada coordenada do baricentro separadamente