Mercado digital
A redução dos custos de pesquisa e distribuição de informação induzida pela Internet veio criar um mercado digital onde as pessoas podem trocar grandes quantidades de informação directa e instantaneamente sem custos. Esta nova realidade permite poupar tempo e dinheiro na localização do produto adequado e na determinação do melhor preço para esse produto.
Por outro lado, a Internet reduz a assimetria de informação. A assimetria de informação existe quando uma das partes envolvidas na transacção possui mais informação do que a outra, ficando assim com maior poder negocial. Nos mercados digitais, existindo uma maior facilidade de acesso aos preços, há uma maior transparência do que nos mercados tradicionais.
Os mercados digitais são muito flexíveis e eficientes porque funcionam com custos de pesquisa e transacção reduzidos, menores custos de alteração de preços, possibilidade de efectuar discriminação de preços, isto é, a possibilidade de alterar os preços dinamicamente de acordo com o comportamento da procura ou da oferta.
Os mercados digitais oferecem a possibilidade de realizar vendas directas na Web, permitindo aos produtores vender os seus produtos e serviços directamente aos clientes sem passarem pelos intermediários, como distribuidores e retalhistas. Esta desintermediação, isto é, a remoção de organizações ou de camadas no processo de negócio responsáveis por passos intermédios na cadeia de valor, pode permitir oferecer benefícios quer para os vendedores, quer para os compradores
Fig. 2 - Benefícios da desintermediação para o consumidor
Produtos Digitais
O mercado digital da Internet provocou uma grande expansão das vendas de produtos digitais. Os produtos digitais são bens que podem ser entregues através de uma rede digital, como a Internet.
Bandas sonoras, vídeo, software, jornais, revistas e livros podem ser todos armazenados, vendidos, expedidos e entregues como produtos puramente digitais. De forma geral, num produto digital,