Exclusão digital e o mercado de trabalho
POLO
São Carlos – SP
2014
II
EXCLUSÃO DIGITAL E O MERCADO DE TRABALHO
Em diversos países, o número de pessoas com acesso à internet tem crescido consideravelmente, mas ainda, em pleno século XXI, a exclusão digital é um problema em países subdesenvolvidos.
Pesquisas realizadas nos anos de 2003 e 2004 apontam que o Brasil tem uma quantidade de internautas bem inferior, quando comparado com outros países, como Japão,
China e Estados Unidos.
O analfabetismo digital acabou se tornando uma barreira para a inserção do indivíduo na vida social, prejudicando-o em sua interação com o meio em que vive, e na busca por oportunidades melhores de trabalho.
Vemos casos de pessoas entre 40 e 50 anos que cursaram ensino médio e se formaram em cursos técnicos em uma época onde não se dava tanta importância para o uso da informática. Isso se reflete nos dias de hoje quando essas pessoas vão em busca de empregos melhores, e não são adequadas aos cargos por não terem esses conhecimentos que em muitos casos são imprescindíveis.
Programas do governo de inclusão digital é uma boa alternativa para ajudar a solucionar esse problema. Possíveis soluções seriam redução de custos e facilitação de financiamentos para aquisição de computadores, disponibilização gratuita de internet, criação de telecentros e cursos gratuitos de capacitação.
Esses programas proporcionarão acesso às novas tecnologias, e mais do que conhecer, as pessoas vão aprender a utilizar o meio.
Portanto, essas melhorias são imprescindíveis, pois com as mesmas os brasileiros terão chance de buscar e produzir novos conhecimentos, tanto na área profissional, como para benefício pessoal.