Análise da influência do petróleo
Esse pequeno trabalho é dividido em cinco blocos de comentários, os quais dizem respeito a respostas de perguntas pré-formuladas, bem como uma análise de três textos relacionados à Responsabilidade Socioambiental da Petrobras, sendo os dois primeiros direcionados a mostrar o compromisso da empresa nesse sentido, e o terceiro apontando problemas em relação a um desastre ambiental ocorrido em uma de suas refinarias.
Trata-se de uma pequena análise relativo ao Tema socioambiental, cuja importância vai mais além do que se possa imaginar. Comenta-se, também, o fato de que existam contradições acerca do que se divulga, nesse sentido, e o que ocorre na realidade em algumas situações. Leva-se em consideração aspectos apontados por alguns especialistas, cujas obras são destaque no contexto dado.
Primeira parte
Vive-se numa sociedade na qual os riscos de desastres ambientais se tornam cada vez mais certos e reais, deixando de serem classificados como meras expectativas ou possibilidades e passando a serem concretos, iminentes e cada vez mais visíveis ao nosso presente. Segundo MACHADO LEME, dentro do contexto socioambiental, a precaução e a prevenção são princípios que devem nortear as atividades de produção industrial das empresas, uma vez que é muito mais fácil tratar de um problema quando o mesmo ainda não tem ocorrido. Baseando-se nessa perspectiva, muitas empresas antecipam-se aos problemas precavendo-se contra possíveis falhas, utilizando essa filosofia de trabalho. Sob este prisma, a responsabilidade socioambiental seria a busca pelo equilíbrio entre as atividades exercidas, no caso em questão, por uma indústria, e a minimização do impacto ambiental que ela trará tanto à comunidade como ao meio em redor; isso seria alcançado mediante um estudo prévio dos processos de produção e também das prováveis falhas que pudessem ocorrer.
Em virtude dos efeitos nocivos que a industrialização acarreta, há muitos problemas de cunho ambiental que a sociedade