Mercado de Trabalho
2. Competência do administrador financeiro
A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar de forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observado os melhores, “caminhos” para a condução financeira da empresa.
A área financeira pode ser considerada o “sangue” ou “gasolina” da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, passando o
“oxigênio” ou vida para outros setores, como o objetivo de lucro, maximização dos investimentos, controle eficaz de entrada e saída de recursos financeiros, visando à viabilidade dos negócios, não somente para crescimento ou desenvolvimento e estabilização. A falta de informações financeiras precisa para controle e planejamento financeiro que a maioria das empresas pequenas brasileiras entra em falência. Até o quinto ano de existência.
Para isso são extremamente necessárias as empresas terem em seus quadros profissionais, que contabilizem, no qual se tenha informações do balanço patrimonial, que contabilizem os dados da gestão financeira, que devem ser analisados detalhadamente pata tomada de decisão.
Pelo benefício que a contabilidade proporciona á gestão financeira e pelo intimo relacionamento de interdependência que ambos temos é que se confundem, muitas vezes, estas duas áreas, já que as mesmas se relacionam proximamente e geralmente se sobrepõem.
É preciso esclarecer que a principal função do contador é desenvolver dados para mensurar a performance da empresa, avaliando sua posição financeira perante os impostos, contabilizando todo seu patrimônio, elaborando suas