Mercado de Trabalho
QUAL É O FUTURO PROFISSIONAL DAS PESSOAS que já passaram dos cinqüenta anos? Para a maioria delas o futuro é um enorme ponto de interrogação. Quando os planos de aposentadoria foram criados na década de 1940, a expectativa de vida do brasileiro mal chegava aos cinqüenta anos.
Hoje a expectativa de vida do brasileiro já passou dos setenta anos. Dentro de dez anos, no máximo, chegara aos oitenta.
Para quem tem mais de cinqüenta, e esta procurando emprego, a primeira coisa a fazer é exame de consciência. “Não estou conseguindo emprego por causa de minha idade?” ou Não estou conseguindo emprego porque não estou atualizado? Tenho o mínimo de estudo que as empresas agora estão exigindo? Em mais da metade dos casos, a desatualização é o problema, não a idade.
Para quem é um jovem de cinqüenta e poucos anos, e esta atualizado, o melhor é esquecer as grandes empresas. Vamos, então, às opções:
▐ procurar emprego em pequenas empresas. Nelas, experiência ainda é mais valorizada que diplomas. Pequenas empresas não oferecem todos os benefícios que as grandes oferecem, mas pagam salários decentes.
▐ trabalhar como consultor e não como empregado. Não é muito fácil de entender, mas, para as empresas, um empregado com 55 anos é velho, um consultor de 55 anos não é. ▐ não ficar parado esperando para ver o que acontece. Enquanto o emprego não aparece, uma alternativa é trabalhar em uma ONG, pois necessitam de pessoas com tempo e experiência, por mais que o salário não seja alto, ainda é emprego.
▐ tentar um concurso publico. Um cargo público oferece estabilidade e aposentadoria integral. Muitos concursos não têm limite de idade. Só exigem a idade mínima de dezoito anos. Além disso, o grau de escolaridade é menor que o pedido pelas empresas. Barrado por ser maior de 45
Algumas empresas não contratam pessoas com mais de 45 anos. Isso é preconceito. Perguntariam os interessados na questão. Realmente, essa atitude é preconceituosa. Mas para que seja considerado