mercado de trabalho
A leitura é de extrema importância independente de quem vai ler, só é preciso levar em consideração a linguagem textual, o próprio texto e qual o sentido vai impor a leitura.
Quando o foco é no autor, papel do leitor é de apenas entender o que o autor quer passar, exercendo um papel de espectador, sendo a leitura como uma capitação de ideias do autor, não levando em consideração as experiências e conhecimento de quem esteja lendo.
Mas quanto o foco é no texto parte-se do principio que o leitor tenha um conhecimento do que se quer transmitir, por exemplo: um texto com termos médicos subentende-se que o leitor tenha um conhecimento do que o texto quer passar. Nessas duas formas o leitor é visto por realizar uma atividade de reconhecimento.
Existe também o foco no leitor, em que a uma interação entre o autor-texto-leitor onde o autor leva em consideração as experiências e conhecimentos do leitor, dessa forma o leitor deixar de ser espectador e passa a uma atividade de interação e produção de sentidos.
Nessa concepção onde o foco é quem esteja lendo, vem merecendo a atenção de estudiosos sobre a importância para o ensino a leitura, pois dessa pessoa é esperado que ela processe, critique, contradiga ou avalie a informação que está diante de si, podendo assim forma uma opinião sobre o que o autor que transmitir.
Não se pode esquecer que a relação entre o conteúdo do texto e o leitor, deve-se a intenção de como o texto é visto e os objetivos de leitura. Pois as vezes lemos para nos manter informados, para estudos, ou até mesmo por prazer.
Para compreender um texto varia segundo as circunstancia de leitura e de vários fatores, um desse fatores seria relativos ao autor/leitor, podendo facilita-lo ou dificulta-lo. Pois depende para qual público foi escrito e o entendimento do autor.
Com isso é seguro afirma que deve se atentar ao escrever um texto, qual o público alvo quer atingir e nunca esquecer de levar em consideração as