Mercado de trabalho
Atualmente, o Brasil é o que oferece maiores diferenciais de salários entre profissionais recém-formados, porém é difícil a inserção no mercado de trabalho.
As mudanças que se processam no cenário mundial, decorrentes da tecnologia da informação, da globalização da produção, do processo de abertura das economias e da circulação do capital em nível mundial, são fatores que alteram o mercado de trabalho e exigem maior capacidade de adaptação dos profissionais recém-formados.
Dica:
O envio do curriculum vitae: um bom curriculum deve ser composto dos seguintes itens: dados pessoais, objetivo profissional, qualificações, experiência profissional, formação acadêmica, cursos e certificados, atividades pessoais e idiomas. E ter no máximo 2 páginas. Um site para mais orientação www.curricular.com.br.
Frases:
“Procurar um emprego hoje exige uma boa dose de planejamento e, sobretudo, de racionalidade. Planejamento significa pensar detalhadamente antes de fazer. Racionalidade significa adequação dos meios aos fins visados” (CHIAVENATO, 1997, p. XI).
“O mercado de trabalho é feito de problemas para resolver que, às vezes, não estão traduzidos sob a forma de vagas. Quem procura e detecta problemas descobre oportunidades. Como consequência, acha trabalho e dinheiro. Sempre que existem necessidades, pessoas e vida, pode haver trabalho e possibilidade de ganhar. Tudo é mercado”
(MINARELLI, 1995, 27).
“O que se espera de um profissional para os nossos dias é essa capacidade de integração entre razão e afeto, para se apresentar à sociedade e ao mundo do trabalho como pessoa equilibrada e adaptada aos tempos” (WERNECK, 2003, p. 59).