Mercado de trabalho
Mercado significa o espaço de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem em produto ou serviço e aqueles que procuram um produto ou serviço. O mecanismo de oferta e procura é a característica principal de todo mercado. O mercado de trabalho (MT) é composto pelas ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações.
De um lado, existem forças que desejam aumentar e fortalecer as restrições impostas pela legislação trabalhista do Mercado de Trabalho para tornar a sociedade mais solidária. Por outro lado, existem forças que preferem que o mercado fique livre, deixando que o ímpeto da iniciativa provocada fomente uma sociedade mais próspera.
O Mercado de Trabalho é dinâmico e sofre contínuas mudanças. As características estruturais e conjunturais do Mercado de Trabalho influenciam as práticas de RH das empresas. Quando o MT está em situação de oferta – as oportunidades de trabalho são maiores do que a procura delas – as organizações se veem diante de um recurso escasso e difícil: as pessoas são insuficientes para preencher as suas posições em aberto.
Quando o Mercado de Trabalho está em situação de procura – as oportunidades de trabalho são menos do que a procura delas –, as organizações se veem frente a um recurso fácil e abundante: as pessoas que disputam empregos no mercado.
Recrutamento o X da questão
O processo de busca de um profissional certo para o preenchimento de uma vaga é essencial para o sucesso de uma empresa, pois é através dele que as organizações podem identificar pessoas capazes de fazer a diferença num mercado que demanda cada vez mais talentos. O maior desafio está na condução do processo, e que esta condução seja feita por profissionais capacitados e habilitados, que sejam capazes de identificar e mensurar o talento que o profissional poderá agregar a equipe. O resultado só acontece com a potencialização de talentos individuais, que somados fazem o resultado final