Mercado de capitais
1) O QUE SÃO INDICADORES ECONOMICOS?
R: Indicadores economicos são um conjunto de dados que dão uma ideia da situação economica de um país, estado ou municipio, em um determinado periodo de tempo.
Os principais indicadores economicos: PIB, PNB, Indice de Inflação, Taxa de Cambio, Taxa Selic, Taxa de Juros de Longo Prazo. 2) COMO É CALCULADO O PIB PELA ÓTICA DA RENDA?
R: O PIB é calculado a partir da remuneração dos fatores de produção (alugueis-salarios- juros-lucros) levando-se em conta a depreciação do capital. 3) O QUE SIGNIFICA DESPESA INTERNA BRUTA?
R: É a mesma coisa que o PIB, sendo que a despesa interna bruta é a parte do somatório das despesas com consumo e das despesas com Investimento da economia do país. A fórmula da despesa interna bruta é: DIB (despesa interna bruta) = C + I + G + (X – M) onde DIB = despesa interna bruta, C = consumo das famílias, I = investimento realizado pelas firmas, G = representa os gastos do governo e (X – M) = é o saldo das transações externas. 4) QUAL A DIFERENÇA ENTRE O MERCADO DE CAMBIO E A POLITICA CAMBIAL?
R: O mercado de cambio é o ambiente onde se realizam as operações de cambio entre os agentes autorizados pelo banco central do Brasil entre esses e sue clientes já a politica cambial é o conjunto de medidas e ações do governo que influem no comportamento do mercado de cambio e da taxa de cambio. 5) PORQUE AS TAXAS DE JUROS AMERICANAS INFLUENCIAM NAS TAXAS DE JUROS BRASILEIRAS?
R: Quando reduz a taxa de juros americana, torna o crédito mais barato, o que aumenta a perspectiva de gastos dos consumidores e lucro e investimentos das empresas.
Isso se reflete no Brasil, que exporta muitos produtos para os EUA e para vários países que podem ser afetados por uma crise na economia norte-americana. Por isso tem as taxas de juros americanas tem uma influencia muito grande nas taxas de juros brasileiras. Com a queda na taxa de juros dos EUA, os investidores procuram papéis de