Mercado de Capitais
No mercado financeiro os bancos são imprescindíveis para o funcionamento da economia atual. A principal função dessas instituições é intermediar as transações financeiras, emprestando dinheiro para as pessoas que precisam quanto para quem deseja investir seu dinheiro. Os bancos são responsáveis por oferecer produtos e serviços financeiros.
Segundo o autor Assaf Neto o Sistema Financeiro Nacional, ou simplesmente SFN, é formado pelo conjunto de Órgãos de Regulação e de Instituições que operam os instrumentos financeiros do sistema com o objetivo básico de transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) agentes com excedentes chamados superavitários para os deficitários agentes que têm escassez de recursos financeiros. Essa transferência de recursos é feita através dos intermediários financeiros que são todas as instituições que atuam na intermediação financeira, facilitando o fluxo de fundos entre os agentes econômicos, como por exemplos os bancos, as financeiras, as corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários. O Sistema Financeiro Nacional – SFN, que é composto por dois subsistemas: O Subsistema Normativo, é a parte do SFN que regula, estabelece normas, e fiscaliza as instituições. E o Subsistema lntermediação é aparte operacional do sistema financeiro, constituído por instituições monetárias e não monetárias que operam na intermediação financeira.
Os ativos financeiros são qualquer titulo representativo de parte patrimonial ou divida. Os mais conhecidos são: os títulos, as ações, poupança e fundos de investimentos, as características principais dos ativos financeiros concentram em: liquidez, risco,