Mercado de Capitais
MERCADO DE CAPITAIS
Turma: FIN 14G3A
Equipe:
Anquizes Neto
Claudia Nogueira
Creuza Marques
Sara Genings
Caso 1
Um determinado investidor possui 56 anos, e recentemente efetuou o saque de seu FGTS, e detém uma quantia de 60 mil reais. Este deseja investir, mas não sabe quais as melhores opções, e nem em qual perfil se encaixa. Diante disso, quais os investimentos você recomendaria¿ Cite os investimentos e suas características, e justifique sua decisão.
Devido sua idade e com a possibilidade reduzida de recuperar possíveis perdas, o indicado seria investir em aplicações de menor risco. Diante disto recomendaríamos aplicações mais conservadoras. Investimentos de curto prazo e referenciados seriam os ideais por garantirem uma liquidez imediata, caso haja necessidade de um resgate emergencial. Abaixo listamos alguns desses investimentos sugeridos:
POUPANÇA – É o tipo de investimento considerado mais conservador e seguro, sendo mais indicado para o investidor que não está disposto a correr riscos e é mais conservador, mesmo sabendo que ser rendimento não é tão alto. Alem da facilidade em investir nessa modalidade, pois quase todos os bancos oferecem essa possibilidade, sendo o investidor correntista ou não da instituição financeira. Tradicionalmente, o rendimento da poupança sempre foi determinado pela variação da TR – taxa referencial – mais juros de 0,5% ao mês. Entretanto, as regras sofreram alteração em maio de 2012. Com as novas regras, os depósitos feitos em poupança até o dia 04 de maio de 2012, continuam rendendo a mesma coisa. Entretanto, a partir daí, o rendimento dependerá da meta da taxa Selic determinada pelo Banco Central do Brasil.
CDB´S e RDB´s - O Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Recibo de Depósito Bancário (RDB) são títulos de renda fixa emitidos por bancos, onde o investidor “empresta” dinheiro para o banco e recebe em troca o pagamento de juros desse empréstimo. Ou