mercado de capitais
1. O que é Mercado de Capitais?
É um sistema de distribuição de valores mobiliários (títulos/ações), que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.
Nota: Valor mobiliário (ou título financeiro) é um título de propriedade (ação) ou de crédito emitido pelo governo ou empresas privados, de forma padronizada (cada título de uma dada emissão tendo o mesmo valor nominal ou a mesma cotação, mesmos direitos a dividendos (lucros distribuidos).
Nota: Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca, ou seja, convertido em dinheiro. O grau de agilidade de conversão de um investimento sem perda significativa de seu valor mede sua liquidez. Um ativo é tanto mais liquido quanto mais fácil for transformá-lo em dinheiro vivo, ou seja, a liquidez pode ser entendida como a medida de interesse que o mercado tem em negociar esse ativo.
A moeda é considerada como o ativo mais líquido, mas é uma reserva de valor imperfeita; quando os preços sobem, o valor da moeda cai.
2. Estrutura do mercado de capitais
O Mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e o Mercado Secundário.
No Mercado Primário é onde se negocia a criação de novas ações ao público, isto é, onde os valores mobiliários circulam pela primeira vez e onde a empresa obtém o capital para seus negócios, pois o dinheiro da venda vai para a empresa.
Já o Mercado Secundário são as demais negociações com esses títulos, como as trocas, compras e venda, onde a empresa emissora já não terá mais contato com o dinheiro proveniente desse negócio. Esse último mercado se caracteriza também pelas negociações realizadas fora das bolsas, nos chamados mercado de balcão (corretoras, etc).
Segundo Fortuna (2005) “Mercado de Balcão é um