MERCADO DE CAPITAIS
1- O QUE É E QUAL É A FINALIDADE DO DEPÓSITO COMPULSÓRIO?
R: O depósito compulsório é uma das formas de atuação de um Banco Central para garantir o poder de compra da moeda, e, em menor escala, para execução da política monetária. O depósito compulsório é geralmente feito através de determinação legal, obrigando os bancos comerciais e outras instituições financeiras a depositarem, junto ao Banco Central, parte de suas captações em depósitos à vista ou outros títulos contábeis.
O principal objetivo do depósito compulsório é evitar a multiplicação descontrolada da moeda escritural. O Depósito Compulsório é a reserva obrigatória recolhida dos depósitos bancários, conforme percentual fixado pelo Banco Central do Brasil (BCB), com a finalidade de restringir ou de alimentar o processo de expansão dos meios de pagamento. (Programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil, no passado, depósito compulsório foi considerado como instrumento de política monetária, mas paulatinamente passou a ser visto como instrumento de preservação da estabilidade financeira: fonte site Banco Central.)
2- QUAL É A BASE MONETÁRIA QUE O BANCO CENTRAL USA PARA CONTROLAR A OFERTA DA MOEDA NO PAÍS?
R: Pela composição do balanço do banco central a base monetária equivale ao total de ativos – passivos monetários
3- O controle da taxa de juros, a SELIC, tanto pode ser utilizada pelo Banco Central para a condução da política monetária como a Política Fiscal. Explique como isso pode ocorrer?
R: A política monetária é o instrumento de política econômica utilizado pelo governo, para interferir na economia. Enquanto a política fiscal afeta diretamente a demanda agregada e o nível de produto da economia, através da arrecadação, do gasto público e do montante do déficit público, a política monetária afeta o produto de forma indireta, através das intervenções sobre o mercado financeiro e sobre a taxa de juros. Assim, a política monetária refere-se à ação do governo no