mercado de capitais
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
MERCADO DE CAPITAIS
Orientadora: Prof...........
RIO VERDE – GO
2007
LISTA 1 - ANÁLISE TÉCNICA DE AÇÕES E RISCO, RETORNO E MERCADO.
1. A análise técnica teve origem nos Estados Unidos com Charles Dow, editor do Wall Street Journal nos primórdios do século XX, tal teoria sustenta que as ações negociadas seguem uma tendência de alta ou de baixa, a qualquer momento, e para estudar o mercado é necessário construir uma média da evolução dos preços, através de uma amostra representativa de ativos daí surgiu o indicador conhecido índice Dow-Jones. Essa análise do comportamento de preço e volume é largamente utilizada nos mercados de ações e futuros, e através de gráficos são tomadas decisões de compra e venda desses ativos financeiros.
2. Os fundamentos das análises de tendências de alta caracterizam por apresentar três fases: fase de acumulação, os investidores começam a adquirir lotes significativos de ações sem provocar grandes alterações nos preços; fase intermediária, começa a ocorrer uma alta sensível de preços e volume negociado; e fase final, os preços apresentam uma valorização significativa e o volume negociado acompanha essa tendência. A tendência de Baixa também apresenta três fases: fase de distribuição, os preços começam a apresentar pequenos recuos e o volume negociado aumenta; fase intermediária, os preços das ações apresentam quedas significativas e os investidores começam a se desfazer de suas posições; e fase final, o mercado apresenta certa estabilização e torna-se menos volátil.
3. Existem diversas fases apresentadas desde a fase de acumulação, onde os investidores muito bem informados começam a se posicionar, até a fase de estabilização dos preços, para identificar uma linha de tendência de alta, é preciso traçar uma reta passando pelas cotações mínimas de uma série de preços do período analisado.
4. Os dez fatos ou