mercado de capitais
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Microeconomia I, do curso de Gestão, como segundo método de avaliação.
Escolhi o tema: Mercado de Capitais porque considero que, o conhecimento deste tema, é um dos aspetos fundamentais para qualquer gestor.
OBJECTIVOS
O objetivo principal é responder às seguintes questões:
O que é o Mercado de Capitais?
Quais os seus constituintes?
Como funciona?
Para que serve?
Em suma, é conhecer o Mercado de Capitais, assim como os seus constituintes.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda a temática dos Mercados de Capitais.
Apresenta a sua constituição e os seus principais fatores tais como a Bolsa de Valores, as Bolsas do Grupo NYSE Euronext, as Ações, as Obrigações, etc.
A metodologia utilizada foi sobretudo a pesquisa na internet, enriquecida com alguma pesquisa bibliográfica.
Mercado de Capital
Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização.
É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
Os principais títulos negociados (título mobiliário) representam o capital social das empresas, tangibilizados nas suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e paga o desenvolvimento econômico.
No mercado de capitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação.
O objetivo do mercado de capitais é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas.