mercado de capitais
Busca ajudar na decisão de onde um montante deve ser aplicado, considerando estritamente a rentabilidade que determinada operação resultará, utilizando-se de ferramentas da Análise Fundamentalista e/ou da Análise Gráfica para decisão de investimento levando em consideração fatores como retorno, risco, custos, indicadores de liquidez, dentre outras.
2) Quais as ferramentas mais utilizadas para a realização da referida análise?
Análise Fundamentalista e/ou da Analise Técnica (gráfica).
3) Em que consiste a Análise Fundamentalista? De quais instrumentos ela se utiliza?
Consiste em ajudar o investidor a avaliar como está a saúde financeira, econômica e operacional da empresa, assim como a taxa de crescimento da empresas para um futuro investimento, utilizando indicadores e ralações contábeis cálculos de margens operacionais e de lucratividade, em geral retirados dos demonstrativos contábeis (balanço patrimonial, DRE) que a empresa obrigatoriamente precisa publicar, dentre outros critérios, também utilizando metodologias das finanças como fluxo de caixa descontados e dividendos descontados e múltiplos comparáveis como: Preço sobre o Lucro, Preço sobre valor patrimonial.
4) Em que consiste a Análise Técnica ou Gráfica? De quais instrumentos ela se utiliza?
Consiste em ajudar o investidor por meio principalmente de gráficos (Gráfico de Linhas, Gráfico de Barras, Gráfico de Candles) com o intuito de prever a direção futura dos preços através do estudo dos dados históricos do mercado. Utilizando de três premissas principais :
1. Movimentos do mercado já descontam tudo: É mais importante saber como os preços se movimentam do que saber os motivos pelos quais eles se movimentam, afinal, não importa o motivo, mas o preço sempre se movimentará. É por isso que se diz que o preço desconta tudo.
2. Preços se movem em tendências: Essas tendências podem ser explicadas por períodos onde o otimismo dos investidores (tendência de