Mercado de Capitais
Mercado primário – A empresa vai conseguir recursos com os investidores e ela vai dar em troca as ações que é a menor parte do capital da empresa. Os recursos são utilizados em projetos da empresa em longo prazo de maturação, ou sejam que só começarão a gerar dinheiro daqui a uns anos, a empresa só tem dois caminhos de levar recursos, contrair dívidas e vender ações.
- captação de recursos para a empresa
- abertura de capital
- documentação legal e contábil
- registros da CVM e na bolsa
- colocação dos papeis e repasse dos recursos para a companhia
Mercado secundário – em que os acionistas vendem suas ações para outros investidores. As bolsas de valores são um recinto onde os investidores em ações podem comprar ou vender seus papeis através das corretoras. Os negócios são feitos através da Bolsa de Valores. - troca a propriedade do titulo - proporciona liquidez aos títulos e incentiva o mercado primário
Corretora de valores É sua parceira de investimentos. - oferece ajuda para escolher as ações. - suporte para entender o funcionamento da bolsa - diversos serviços como homebroker, relatório de ações, informativos. Autorizada pelo Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
Como investir na Bolsa? – procurar uma corretora, Não existe valor mínimo para investir na Bolsa. Escolher ações através da liquidez, retorno e risco.
Mercado primário – Underwriter (colocador).
Mercado secundário - trocar a propriedade das ações
1º. Passo – procura uma corretora, torna-se cliente e deposita em uma conta para fazer investimentos. 2º. Passo - Como comprar ações – o investidor escolhe a ação que deseja comprar, qual quantidade, transmite a ordem à corretora por telefone ou internet (homebroker) 3º. Passo – a corretora compra a ação do outro investidor na Bovespa 4º. Passo – A ação fica em conta de custodia em nome do investidor na CBLC (Cia. Brasileira de liquidação e custodia)