Mercado de Capitais
Saiba quais são os serviços prestados pelos intermediários financeiros, como investir em fundos de investimento, ações e títulos públicos, por Adriana Souza e Silva da Revista Capital Aberto.
Os profissionais especializados em finanças orientam os seus clientes de acordo com suas expectativas de ganhos. O vídeo destaca três tipos de investimentos: Ações, Fundos de Investimentos e Tesouro Direto. Relacionado a estes, descreva suas principais características, tais como: riscos, prazo, retorno, taxas e custos envolvidos.
A capacidade de síntese também é um critério de avaliação, assim, apresente sua resposta um texto de 10 a 15 linhas. (3.5 pontos)
Ações são investimentos feitos através de uma corretora e o risco depende do investidor, ou seja, é ele quem escolhe onde investir e o risco que deseja assumir. O prazo e o retorno são totalmente variáveis, pois também é o investidor que decide o tempo da aplicação. O custo de se investir em ação está ligado a corretagem, podendo variar dependendo da corretora, mas normalmente são cobradas taxas de corretagem e custódia.
Já Fundos de investimento é a união de vários investidores a fim de reduzir o risco e aumentar a rentabilidade dos investimentos. É o gestor do fundo, supervisionado pelos investidores, quem gere os investimentos, sendo que a rentabilidade e os prazos das aplicações, bem como os riscos são variáveis. O custo dessa modalidade de aplicação normalmente envolve taxas de administração e desempenho.
Por fim, Tesouro Direto é uma das aplicações de menor risco, uma vez que o risco aplicável é o “risco soberano”. As aplicações são, normalmente, de longo prazo e a rentabilidade é alta (considerando o baixo risco). O custo desse modalidade de