Mercado de cambio futuro
Mercado de cambio futuro
Mercado de cambio futuro foi criado depois de 1971 quando as taxas de cambio deixaram de ser fixas e passaram a oscilar. Esse mercado foi criado pelos americanos Leo Melamed e Milton Friedman e tiveram inicio na bolsa de Chicago em maio de 1972. Já no Brasil os contratos futuros de dólar começaram a ser negociados em 1986 na (BM&F). O mercado futuro é importantíssimo na realidade do Brasil hoje, uma vez que abandonamos o regime de cambio administrativo em 1999 e essa flutuação livre impõe riscos aos agentes econômicos. pressupõe que bens e serviços devam exibir custos parecidos em diferentes países, caso isso não ocorra a tendência é comprar no país mais barato e vender no mais caro ate que a taxa de cambio se ajuste (lei do preço único). Uma cesta de mercadoria deve ter o mesmo preço em diferentes países, sendo que a variação do custo seria a inflação, mas o poder de compra relativo da moeda continua inalterado. Esses conceitos eram usados quando o fluxo de comercio era maior que o financeiro, hoje essa realidade se inverteu.
A taxa de cambio hoje varia de acordo com influencias domesticas e externas, desde reservas cambiais passando pelo balanço de pagamentos ate a política econômica, e pra livrar ou amenizar o exportador e o importador desses efeitos é que existe o mercado futuro.
Esse mercado é uma ferramenta muito importante para gerenciar os riscos das empresas envolvidas com atividades que necessitam de operações cambiais. O mercado futuro hoje possui mais operações que o mercado a vista, tanto em números de propostas de compra ou venda.
.Contratos
A padronização dos contratos é fundamental para a negociação do mesmo, assim os produtos em negociação se tornam homogêneos, sendo indiferente quem esta comprando ou vendendo a mercadoria. Esses contratos são padronizados pela bolsa e são muito mais líquidos atendendo a necessidade de todos. Um elemento fundamental da dinâmica