Comex
Mercado Primário e Secundário
Tipos de Mercados de taxas e câmbio Administrativas Flutuantes Bandas Cambiais Prazos de Liquidação das operações (à vista ou pronto, Futuro)
Formas de entrega da moeda estrangeira (Manual e Sacado)
Legalidade e ilegalidade (Oficial e Paralelo)
O Mercado de Câmbio no Brasil e suas modalidades:
- Janeiro/1999: Controlava as taxas de câmbio, estipulando um valor mínimo e máximo de tais taxas
O mercado de câmbio envolve negociação de compra e venda de moeda estrangeira, sempre respeitando as normas e procedimentos colocados pelo BACEN.
No Brasil a operação de câmbio deve ser realizada através do contrato de câmbio, lembrando que nesta operação estarão envolvidos seus intervenientes: Banco, Cliente (pessoa física ou jurídica).
Os intervenientes devem estar cientes que as operações poderão ser feitas sem limites de valores, desde que as mesmas respeitem a legalidade da operação, inclusive de ordem tributária.
As empresas antes de fecharem seus negócios devem ficar atentas as normas e procedimentos fixados pelo BACEN, assim como as regras fixadas pela Câmara de Comércio Internacional e também respeitar as normas fixadas por Acordos Internacionais.
Mercado de Câmbio Primário
Podemos dizer que aqui estão as remessas de divisas para o exterior, assim como a entrada de divisas do exterior, tais operações afetam diretamente o Balanço de Pagamentos, estas operações podem ser;
- Exportação
- Importação
- Investimentos
- Transferências
- Empréstimos
- Financiamentos
- Amortizações
- Transporte
- Seguro
Mercado de Câmbio Secundário
Composto por operações que não afetam o Balanço de Pagamentos, tais operações podem ser:
- Compra e venda de câmbio no mercado interbancário: Operações de entre bancos na compra e venda de moedas estrangeiras com o objetivo de lucrar.
- Hedge: é a proteção dos ativos e passivos financeiros de curto e longo