Mercado consumidor e mercado concorrente
A partir do desenvolvimento da contabilidade vista como ciência e profissão, o surgimento da moeda foi consideravelmente lento, devido à troca intensiva de produtos nos principiantes mercados, ao qual era conhecido como escambo. A contabilidade é uma ferramenta que gera informações para que os gestores das empresas possam tomar decisões.
Segundo KIESO & WEYGANDT (1998, p.3), definem contabilidade com três características essenciais: identificação, mensuração e comunicação de informações financeiras sobre a entidade para pessoas interessadas, tanto no ambiente interno quanto externo à empresa.
Nota-se o comentário feito por IUDÍCIBUS (1997, p.20) a respeito do relatório publicado em 1973 pelo AICPA - American Institute of Certified Public Accountants, o instituto mais importante de contadores americanos, afirma que a função fundamental da contabilidade (...) tem permanecido inalterada desde seus primórdios. Sua finalidade é prover os usuários dos demonstrativos financeiros com informações que os ajudarão a tomar decisões.
A comercialização de produtos e serviços que aproveita as modernas técnicas de mercado, tem se instalado em todas as empresas, razão pela qual se poderia pensar numa correlação entre marketing para serviços profissionais e a capacidade desta abordagem influenciar a valorização da profissão contábil. É preciso uma satisfatória gestão de mercado para o serviço oferecido. A venda de um serviço de contabilidade é uma postura fundamental para criar, construir e manter a profissão e ou empresa de serviços contábeis, produtiva e bem remunerada, ao que se entende, para estas firmarem sua estrutura, devem utilizar os serviços de marketing.
Os serviços de contabilidade abrangem trocas, principalmente os serviços terceirizados, como ratifica NASI (1996, p.36), a terceirização dos serviços contábeis é um caminho cada vez mais procurado pelos empresários. Isto se comprova com o quadro onde mostra que a maior parte das empresas