Mentirosos que Cantam
Mocidade-David
17/08/2013
Salmo 120:2
Prenda-me se for capaz
O filme de Steven Spielberg conta a história real de um mestre do disfarce, Frank Abagnale Jr. (personificado por Leonardo Di Caprio). Ele fez carreira, aproveitando suas habilidades de grande mentiroso. Mudou várias vezes de identidade e viveu a vida como quis, aplicando golpes milionários, até ser apanhado pela polícia.
O impostor, o estelionatário, muitas vezes, é uma figura sedutora, mas isso não diminui a gravidade de seu crime.
Marcelo Nascimento da Rocha, que hoje cumpre pena por estelionato em Goiás.
Ele foi condenado à prisão em regime fechado por aplicar vários golpes. Fingiu ser oficial do Exército, guitarrista da banda Engenheiros do Hawaii e herdeiro da empresa de linhas aéreas Gol.
Até entrevista para o apresentador Amaury Júnior ele deu, fingindo ser uma das identidades criadas por ele próprio.
O problema também não pode ser confundido com ações de estelionatários e corruptos que sabem que estão fazendo algo errado, mas cometem estes erros para se beneficiar dos golpes.
"Ele cria uma fantasia e acredita que ela seja real".
Mitomania
É um distúrbio de comportamento, um distúrbio de conduta que pode ser sério e pode estar associado a casos de depressão, a transtornos de personalidade e que em alguns casos podem levar até ao suicídio.
A Pseudolalia é uma mentira compulsiva resultante de um longo vício de mentir.
Assim como o cleptomaníaco, que rouba objetos sem valor pelo vício de roubar, o mentiroso compulsivo mente por mentir.
Um trauma, por exemplo, pode provocar o problema: "a pessoa cria uma realidade falsa para se defender da experiência traumática".
Primeiro De Abril- “O hábito de brincar com essa data é universal”.
A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574). Desde o começo do século XVI, o ano- novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera.
Quem continuava