Mentes perigosas
Vivemos ainda no inicio do século XXI, a barbarie contemporânea da "faxina étnica " quando se mata em nome da suposta pureza de um povo, estaria sendo contaminado pelo sangue dos "diferentes" e do fundamentalismo religioso quando se mata em nome de uma crença. direitos humanos são aqueles comuns a todos, a partir da matriz do direito à vida, sem distinção alguma decorrente de origem geográfica,caracteres do fenótipo (cor da pele, traços do rosto e cabelo etc), da etnia, nacionalidade, sexo, faixa etária, presença de incapacidade física ou mental, nível socioeconomico ou classe social, nível de instrução religião, opinião política, orientação sexual, ou de qualquer tipo de julgamento moral. São aqueles que decorrem do reconhecimento da dignidade intrínseca de todo ser humano.
12- os direitos humanos são naturais e universais; pois não se referem a um membro de uma nação ou de um Estado- mas à pessoa humana na sua universalidade. São naturais, porque vinculados à natureza humana e também porque existem antes acima de qualquer lei, e não precisam estar legalmente explicitados para serem evocados. O reconhecimento dos direitos humanos na Constituição de um pais, assim como adesão de um Estado aos acordos e declarações internacionais, é um avanço civilizatório - no sentido humanista e progressista do termo- embora o estatuto não garanta, por si só, os direitos .
Hoje fazem parte da consciência moral e política da humanidade. A defesa, a proteção e a promoção de tais direitos - civis, sociais, econômicos, culturais e ambientais- constituem a exigência concreta para que se possa identificar uma democracia, ou avaliar quão democrático