mentes perigosas
O psicopata mora ao lado
por
Cristina Beck Môra
Resenha apresentada em cumprimento às exigências da Disciplina Psicologia II
Ministrada pela Profª. Silene Macarenco
Seminário Batista do Nordeste Paulista
Segundo Semestre de 2013
Terra Roxa-SP
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes perigosas “O psicopata mora ao lado.” Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. 218 p.
Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela UERJ, com pós-graduação em psiquiatria pela UFRJ. Professora honoris causa pela UniFMU (SP) é presidente da AEDDA – Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (SP), é também diretora das clínicas Medicina do Comportamento no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde atende os pacientes e supervisiona os profissionais da sua equipe (médicos e psicólogos.) Nascida no Rio de Janeiro, é escritora, realiza palestras, conferências e consultorias sobre variadas temas do comportamento humano. Já publicou os livros Mentes Inquietas, Mentes & Manias, Sorria, você está sendo filmado (em parceria com o publicitário Eduardo Mello), Mentes Insaciáveis: Anorexia, Bulimia e Compulsão alimentar e Mente com Medo: da Compreensão à Superação.
Eles vivem entre nós, ao contrário que as pessoas pensam, se parecem conosco fisicamente porém são desprovidos da consciência. Estar consciente é fazer uso da razão ou da capacidade de raciocinar e de processar os fatos que vivenciamos, estar consciente é ser capaz de pensar e ter nossas ações físicas e mentais.
Ser consciente não é um estado momentâneo em nossa existência, como falamos anteriormente, ser consciente refere-se à nossa maneira de existir no mundo, esta relacionado a forma como conduzimos nossas vidas e especialmente a ligações emocionais que estabelecemos com as pessoas e as coisas no nosso dia a dia, ser dotado de consciência é ser capaz de amar. Os psicopatas faltam a consciência, estão conscientes porém