Mentes brilhantes
A capacidade do animal de receber, interpretar e responder a estímulos ambientais e internos dá-se por meio do tecido nervoso, que tem como unidade funcional, as células nervosas, também chamadas de neurônios. Há ainda a presença de outras células, denominadas neuróglias (ou células da glia), que são responsáveis por proteger e nutrir os neurônios.
TECIDO NERVOSO
Antes de darmos início ao estudo do sistema nervoso, vamos relembrar as principais características do tecido nervoso. Representação
1. CARACTERÍSTICAS
O tecido nervoso é o constituinte principal do sistema nervoso, responsável pela integração entre as várias partes do corpo humano. Para termos um bom entendimento do tecido nervoso é necessário que façamos uma pequena “viagem” ao sistema nervoso. Vamos apenas conhecer um pouco desta estrutura tão complexa.
O sistema nervoso é formado por um encéfalo, pela medula espinhal e por nervos. Ele pode ser dividido em sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e em sistema nervoso periférico (nervos e gânglios). As células do sistema nervoso, e consequentemente as células do tecido nervoso são os neurônios.
2. OS NEURÔNIOS
Os neurônios são células altamente especializadas com função de transmitir, ou seja, de conduzir, os impulsos nervosos. Os neurônios são as células responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio (interno e externo), possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas para a manutenção da homeostase. Para exercerem tais funções, contam com duas propriedades fundamentais: airritabilidade (também denominada excitabilidade ou responsividade) e a condutibilidade. Com isso, perguntamos: mas o que são os impulsos nervosos? Bem, os impulsos nervosos são alterações elétricas que se propagam através da membrana plasmática das células nervosas. Estas alterações serão estudadas mais adiante.
Vimos então que os neurônios são células responsáveis pela