Mentalidades Idade Antiga
Mentalidade Egípcia:
A formação longilínea da área que a civilização egípcia ocupava, influenciou diretamente em seu pensamento. A área a qual a civilização ocupava tem aproximadamente mil quilômetros de comprimento e entre 15 e 30 quilômetros. A mentalidade egípcia é caracterizada por sua linearidade, ou seja, o seu desenvolvimento seguia uma sequência. Podemos constatar esse desenvolvimento lógico devido à evolução em diferentes áreas como:
- Química: elaboração de remédios e composições
- Matemática: foi desenvolvida a partir da necessidade de padronização de pesos e medidas e por causa de transações comercias cada vez mais comuns. Os egípcios desenvolveram a álgebra e a geometria.
- Astronomia: orientava as atividades agrícolas, o controle das cheias do rio Nilo. Devido a população viver na margem do Rio Nilo, no período de cheias o único lugar seco era onde viviam (ilhotas) . Controlavam também a navegação e desenvolveram a astrologia.
- Medicina: Por causa do processo de mumificação, “médicos” se especializavam em diferentes partes do corpo.
MENTALIDADE GREGA:
A mentalidade grega é muito diversificada, devido ao fato de que a Grécia é formada por várias ilhas, cada uma com um rei, resultando em diversas culturas e diferentes significados acerca da democracia.
É considerada a base da mentalidade ocidental, influenciando principalmente filosofia ( a partir do debate de contradições , de discussões e argumentações) e política, tendo também criado as bases de cidadania e democracia.
O pensamento se baseia na razão versus fatalidade versus destino, na eterna luta entre: HOMEM X DEUSES (razão) (poder divino)
Luta essa travada em “A Odisséia” de Homero, onde Ulysses ao voltar de uma guerra é impedido pelos Deuses de chegar em sua casa. Com o desenvolvimento da filosofia, os gregos passaram a procurar respostas racionais para tudo, não aceitando mais aquelas que não fossem pensadas, refletidas e