Mensagem
Davi era o caçula de 8 filhos de Jessé. Era pastor de ovelhas. Seus irmãos eram altos e fortes, porém ele tinha 1,50 de altura.
Três de seus irmãos eram guerreiros do exército de Saul. Seus nomes eram Eliabe, Abinadabe e Samá. Nessa época o povo de Israel estava em guerra contra os filisteus.
Naquela época para não haver tanta matança cada exército escolhia um guerreiro grande e forte para guerrear contra o seu adversário (1 Sam. 17:4 á 7).
O rei Aquis que era filisteu escolheu um homem, guerreiro chamado Golias que tinha aproximadamente 3 metros de altura (1 Sam. 17: 8á11).
Todo o exército israelita se amedrontou com os insultos de Golias. Saul por mais alto e forte do exército era o mais indicado para lutar contra Golias, porém ele era muito medroso e queria mandar alguém em seu lugar.
Por volta de 40 dias Jessé não tinha notícia de seus filhos que foram para a guerra, se estavam mortos ou vivos, se estavam bem. Então mandou Davi para o acampamento onde seus irmãos estavam levando alimentos para vem se eles estavam bem. (1 Sam. 17: 17 e 18).
Davi chegou ao acampamento justamente na hora em que os israelitas soltando o seu grito de guerra iam se alinhar para a batalha, então os 2 exércitos ficaram um de frente para o outro. Davi vendo isso deixou as coisas com o encarregado de bagagem e correu para frente de batalha e perguntou aos seus irmãos se estavam bem.
Enquanto Davi falava com eles Golias avançou e desafiou novamente os israelitas. Quando o viu todos ficaram apavorados. E Davi ouvindo isso perguntou aos soldados que estavam perto dele.
_ O que ganhará o homem que vencer o filisteu? E livrar Israel dessa vergonha? E que é esse filisteu para afrontar o exército do Deus Vivo? Com isso eles falaram as palavras do rei. Que aquele que ferir e matar o gigante filisteu lhe daria muita riqueza, lhe daria a sua filha em casamento e a família de seu pai ficaria isenta dos impostos. Mesmo assim ninguém se propôs a lutar