Cakephp
O CakePHP é rápido e fácil de instalar. Os requisitos mínimos são um servidor web e uma cópia do Cake, só isso! Apesar deste manual focar principalmente na configuração do Apache (porque ele é o mais comum), você pode configurar o Cake para executar em diversos servidores web, tais como LightHTTPD ou Microsoft IIS.
Requisitos
Servidor HTTP. Por exemplo: Apache. É preferível ter o mod_rewrite habilitado mas não é uma exigência. PHP 5.2.6 ou superior.
Tecnicamente não é exigido um banco de dados mas imaginamos que a maioria das aplicações irá utilizar um. O CakePHP suporta uma variedade deles:
MySQL (4 ou superior) PostgreSQL Microsoft SQL Server SQLite
Note
Todos os drivers inclusos internamente requerem o PDO. Você deve ter certeza que possui a extensão correta do PDO instalada.
Licença
O CakePHP é licenciado sob uma Licença MIT. Isto significa que você tem liberdade para modificar, distribuir e republicar o código-fonte com a condição de que os avisos de copyright permaneçam intactos. Você também tem liberdade para incorporar o CakePHP em qualquer aplicação comercial ou de código fechado.
Baixando o CakePHP
Há duas maneiras de se obter uma cópia atualizada do CakePHP. Você pode fazer o download de um arquivo comprimido (zip/tar.gz/tar.bz2) no site principal ou obter o código a partir do repositório git.
Para fazer o download da versão estável mais recente do CakePHP, visite o site principal http://cakephp.org. Lá haverá um link chamado “Download Now!” para baixar.
Todas as versões liberadas do CakePHP estão hospedadas no Github. O Github do CakePHP abriga o próprio Cake assim como muitos outros plugins para ele. As versões disponíveis estão na página Github tags.
Alternativamente você pode obter uma cópia contendo todas as correções de bugs e atualizações recentes clonando o repositório do Github:
git clone git://github.com/cakephp/cakephp.git