Menor Infrator
A adolescência é um período da vida humana que se caracteriza por mudanças corporais e psicológicas. Estas mudanças causam impactos nos adolescentes, pois esta é uma fase em que ele deixa de ser criança para entrar no mundo adulto, ou seja, o adolescente passará por um processo pelo qual ele terá que estabelecer sua identidade.
As mudanças psicológicas e corporais os levam a uma nova relação com o mundo. Essas mudanças fazem com que os adolescentes busquem identificações com grupos de amigos com os quais eles se assemelham. Durante essa fase da vida é necessário à presença frequente da família e da sociedade, pois esta dará suporte ao adolescente para suas escolhas.
O meio social no qual o adolescente está inserido, fará com que ele defina suas decisões e suas expectativas em relação a sua identidade. Adolescentes que estão inseridos em situações desfavoráveis, muitas vezes buscam recursos para satisfazer suas vontades em práticas indevidas à conduta de um adolescente dito “normal”. Normal no sentido de estar vivendo de acordo com os padrões estabelecidos pela sociedade.
A sociedade estabelece normas e padrões, mas é necessário observar a individualidade de cada sujeito, visto que o contexto em que cada sujeito esta inserido não pode ser padronizado.
Muitos adolescentes se envolvem com práticas ilícitas que os denominam como delinquentes ou infratores. Estes atos cometidos por eles são muitas vezes propiciados pelos seguintes fatores: pobreza, violência doméstica, violência no meio social, consumo de drogas, baixa escolaridade.
1 Fatores que originam os atos infracionais
1.1 Pobreza
Crescer em comunidades pobres tem sido identificado como um fator de risco para a prática de atos infracionais. Segundo os psicólogos Hawkins, Herrenkohl, Farrington, Brewer, Catalano, Harachi e Cothern, assaltos e roubos são duas vezes mais prováveis entre adolescentes pobres do que entre adolescentes infratores de classe média. Além disso, 53% dos adolescentes