menopausa
Publicidade
O período comum para que essa fase ocorra é entre os 45 e 55 anos, mas pode ser que aconteça antes dos 40 anos, o que é considerado uma menopausa precoce. Como cada organismo age de uma forma, pode ser que para algumas mulheres o período ocorra cedo e para outras, tardiamente.
Junto com a menopausa ocorre o aparecimento de alguns sintomas desagradáveis, ocasionados pela falta dos hormônios responsáveis pelo equilíbrio do organismo: ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, irritabilidade e alterações no humor, depressão, ressecamento vaginal, diminuição da atenção e da memória.
Para amenizar os sintomas tão incômodos, a nutricionista Maria Flavia Crulcich, do Campo Limpo, em São Paulo, recomenda: "A soja e todos os derivados dela!".
A nutricionista Joana Lucyk, da clínica Saúde Ativa, em Brasília, explica que a soja é ideal para amenizar os sintomas, pois é rica em isoflavonas, ou seja, tem a função de substituir os hormônios que faltam por conta da menopausa.
Além disso, Maria Flávia afirma que alimentos diuréticos como o abacaxi, a alface e o pepino, entre outros, também ajudam a diminuir os sintomas sofridos da menopausa. Além de, claro, "tomar bastante líquido".
Durante as refeições, Maria Flávia indica: "Evite alimentos enlatados, por causa do sódio, e também é bom evitar gorduras". O consumo de álcool e fumo também não são boas opções para esse período.
A menopausa favorece o acúmulo de gordura abdominal, doenças cardiovasculares, aumento de colesterol, diminuição de cálcio e outros probleminhas.
Mariana Oliveira de Assis Exel, nutricionista do Hospital Samaritano, de São Paulo, recomenda: "É sempre bom fazer uma alimentação equilibrada, fracionada, rica em cálcio e fibras e sem