Topografia Metodo de Caminhamento
CENTRO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Missão/CESET: Formar e aperfeiçoar cidadãos e prestar serviços atendendo às necessidades tecnológicas da sociedade com agilidade, dinâmica e qualidade.
T O P O G R A F I A
PLANIMETRIA
Prof. Dr. Edison Roberto Poleti
CINCO
A – MÉTODOS DE LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO
Existem inúmeros procedimentos para a execução de levantamento planimétrico, podendo em um único levantamento associar-se a mais de uma metodologia, sendo este critério estabelecido pelas condições topográficas encontradas, pelo emprego da instrumentação, do pessoal, da finalidade, etc. Toda metodologia, instrumentação e precisões estão normatizadas pela NBR 13133 Execução de levantamento topográfico, de 30 de junho de 1994.
O procedimento adotado em campo segue sempre a metodologia da medição angular (Capítulo III), com as seguintes condições de leitura:
a) Por caminhamento com leitura de ângulos internos ou externos; com leitura de ângulos orientados em Azimutes ou em Rumos; com leitura de ângulos por deflexões à direita ou à esquerda.
b) Por Irradiação com leituras de ângulos irradiados (internos, externos, orientados, etc.).
c) Por Intersecção com leituras de ângulos de intersecção de retas.
1. Por Caminhamento
1.1. Com Leituras de Ângulos Internos
O método consiste em percorrer com o teodolito pelo perímetro desejado, estacionando-o nos pontos considerados vértices. Através destes estacionamentos medem-se os ângulos internos correspondentes e com auxílio de luneta (eixo de colimação) coletam-se as medidas lineares (distâncias) dos alinhamentos, através de qualquer processo de medição (direta ou indiretamente), com uso de diastímetro flexível, rígido ou eletronicamente.
Seja a poligonal definida pelos vértices de 1 a 5 que se deseja medir, conforme fig. 32.
Fig. 36: Esquema de um levantamento planimétrico –