Menopausa
A diminuição dos níveis hormonais é um fato que ocorre com todas as mulheres e se inicia ao redor dos 40 anos. A idade média das mulheres na menopausa é de 51 anos, podendo variar de 48 a 55 anos. Algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas, porém todas chegarão à menopausa.
Quando ocorre nas mulheres com menos de 40 anos é chamada de menopausa prematura.
A interrupção da produção do estrogênio que é o principal hormônio feminino os sintomas e efeitos físicos da menopausa começam a se fazer presentes.
O estrogênio é responsável pela textura da pele feminina e pela distribuição de gordura. Sua falta causará a diminuição do brilho da pele e uma distribuição de gordura mais masculina, ou seja, na barriga. A falta de estrogênio causa a secura vaginal que contribui para reduzir o desejo sexual, pois transforma as relações em algo desagradável e doloroso. O estrogênio é relacionado ao metabolismo do colesterol LDL e HDL. O estrogênio está associado a importantes funções psíquicas, incluindo o humor e o desejo sexual. Sua falta pode levar a sentimentos de baixa auto-estima, oscilações de humor e até mesmo favorecer o surgimento de quadros depressivos. A fixação do cálcio nos ossos possui grande influência o estrogênio. Após a menopausa grande parte das mulheres passará a perder o cálcio dos ossos em maior velocidade. O grau elevado de perda de massa óssea é chamado de osteoporose, responsável por fraturas.
Os tratamentos da menopausa incluem:
Reposição hormonal. Um dos tratamentos mais efetivos é a reposição do estrogênio, existindo medicamentos orais e adesivos transdérmicos deste hormônio. No entanto, seu uso depende de fatores pessoais e familiares que serão avaliados pelo médico.
Estes fatores estão ligados a predisposição para câncer e trombose especialmente.
Antidepressivos. Medicamentos inibidores da recaptação de serotonina são antidepressivos com maior tolerabilidade