MENINGITE VIRAL
BASTA VOCÊ PROCURAR AJUDA.
SAIBA OS SINTOMAS E COMO SE PREVINIR!
O QUE É MENINGITE VIRAL?
Meningite viral caracteriza-se por um quadro clínico de alteração neurológica, que, em geral, evolui de forma benigna. Os casos podem ocorrer isoladamente, embora o aglomerado de casos (surtos) seja comum.
Indivíduos de todas as idades são suscetíveis, porém a faixa etária de maior risco é a de menores de cinco anos.
VIRUS TRANSMISSOR
Os principais vírus que podem causar Meningite Viral são: enterovírus, arbovírus, vírus do Sarampo, vírus da caxumba, vírus da coriomeningite linfocítica, HIV-1, adenovírus e vírus do grupo herpes.
TRANSMISSÃO
A transmissão da meningite viral ocorre por contado com pessoas portadores do vírus (secreções orais), alimentos, água e mesmo utensílios contaminados, a transmissão da meningite viral pode acontecer através do contato próximo com o paciente infectado.
SINTOMAS
Nas meningites virais, o quadro é mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença atinge principalmente as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, inapetência e ficam irritadas. A conduta é esperar que o caso se resolva sozinho, como acontece com as outras viroses.
TRATAMETO E CURA
O tratamento da meningite viral, normalmente, dura cerca de
7 a 10 dias e é importante que durante este o paciente tenha alguns cuidados para evitar a transmissão da meningite. Os cuidados são usar máscara, não compartilhar alimentos, bebidas ou objetos pessoais, como talheres ou escovar de dente e lavar as mãos frequentemente.
PREVENÇÃO
A prevenção é feita com medidas gerais, como lavar as mãos, alimentar-se bem, evitar contato com secreção oral de pacientes com infecções virais ou bacterianas sem tratamento.
CURIOSIDADES
As sequelas da meningite viral podem incluir perdas de memória, diminuição da capacidade de concentração ou problemas neurológicos,especialmente em pacientes que sofreram