Meningite Bacteriana
A meningite bacteriana é a infecção que provoca a inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula. Geralmente, a meningite bacteriana é uma situação grave que pode colocar em risco a vida do paciente, caso não seja tratada adequadamente. A meningite bacteriana tem cura, mas o paciente deve ser levado para o hospital assim que os primeiros sintomas aparecerem.
Sintomas de meningite bacteriana
Febre acima de 38º C;
Dor de cabeça intensa;
Dor ao virar o pescoço;
Manchas roxas na pele;
Rigidez muscular no pescoço;
Cansaço e apatia;
Sensibilidade à luz ou ao som;
Confusão mental.
Além destes, os sintomas de meningite no bebê podem incluir irritabilidade, choro forte, convulsões e moleira dura e tensa.
Contágio da meningite bacteriana
O contágio da meningite bacteriana acontece através do contato com gotículas de saliva do indivíduo. Por isso, o paciente com meningite deve utilizar uma máscara facial, vendida na farmácia, e evitar tossir, espirrar ou falar muito próximo de indivíduos saudáveis. No entanto, a prevenção da meningite bacteriana pode ser feita com a vacina para meningite, que deve ser tomada por crianças com 2, 4 e 6 meses de idade.
Sequelas da meningite bacteriana
As sequelas da meningite bacteriana incluem:
Alterações cerebrais;
Surdez;
Paralisia motora;
Dificuldade na aprendizagem
Tratamento para meningite bacteriana
O tratamento para a meningite bacteriana deve ser feito no hospital com a injeção de antibióticos, até que a infecção diminua.
O indivíduo em tratamento para meningite bacteriana pode ficar internado em isolamento nos primeiros 7 dias e voltar para casa após 28 dias.
Obrigado pela Atenção!!!