observação de um ambiente não escolar
O ambiente não escolar escolhido para a realização desse trabalho foi o "Centro de Capoeira Luanda", situado na Avenida Luiz Gonzaga de Amoedo Campos,1111, Lavapés, na cidade de Mogi Mirim, no interior de São Paulo.
A "Capoeira Luanda", é uma organização que possui diversos ramos em todo o país e conta com mais de 15 mil membros. Em Mogi Mirim, o centro é comandado pelo graduado Sofrimento (Luciano Januzzi). Trata-se de uma entidade filantrópica, ou seja, sem fins lucrativos, que atua na divulgação e promoção da capoeira e das culturas afro-brasileiras. Também atua na formação de uma consciência junto a criança e ao adolescente, contribuindo para o desenvolvimento psicossocial por meio dos princípios e dos movimentos da capoeira.
Originalmente criada pelo negro escravizado, a Capoeira é um esporte tipicamente brasileiro que trabalha diversos movimentos corporais, que trabalham com o desenvolvimento motor e também com a própria noção corporal.
Além disso, outro aspecto interessante da Capoeira é a questão cultural, e a vivência que cada um dos participantes têm com os instrumentos musicais como o berimbau, o atabaque e o pandeiro, bem como as canções típicas desse esporte que remetem a historicidade da Capoeira.
Para as crianças, o benefício do esporte é inegável, bem como o aprendizado proporcionado por ele, de maneira lúdica, através das músicas e do ritmo, "e também é de muita importância no convívio social, ou seja, possibilita uma integração do aluno" (NETO, p.7, 2008).
Percebe-se, dessa maneira, que a utilização desse ambiente não escolar na formação de crianças e jovens é extremamente justificável pelas notáveis contribuições que esse esporte pode gerar como o aprendizado histórico, cultural e também social. Visa-se, assim, com este trabalho, demonstrar o potencial educativo da capoeira, bem como o uso desse espaço pode ser melhor aproveitado pelas escolas da região do Complexo Lavapés, em Mogi Mirim.
A Capoeira e sua relação com o