Mendel
Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, em termos gerais, o uso popular desta palavra costuma apenas definir dieta como uma forma de conter o peso e manter sua saúde em boa condição.
Para seguir uma dieta, convém consultar um médico ou nutricionista, a fim de conhecer a dieta adequada ao seu organismo.
Slide 2
Uma dieta adequada proporciona inúmeros benefícios ao nosso organismo, entre eles: saúde, beleza, longevidade e prazer.
A alimentação equilibrada é aquela que supre as necessidades de nosso organismo. É importante enfatizar que com o passar da idade, passamos a necessitar de maiores cuidados, entre estes, o cuidado com a dieta.
Slide 3
Aminoácidos não-essenciais ou dispensáveis são aqueles que o corpo humano pode sintetizar.
São eles:alanina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, serina.
Aminoácidos essenciais são aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo humano. Dessa forma, são somente adquiridos pela ingestão de alimentos, vegetais ou animais.
São eles: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina.
Slide 4
Carboidratos precisam de menos água para serem digeridos do que proteínas e gorduras, e são a fonte mais comum de energia. Carboidratos não são nutrientes essenciais: o corpo consegue obtê-los de proteínas e gorduras. O cérebro não pode queimar gordura e precisa de glicose (uma forma de carboidrato) para energia, porém o organismo podem fabricar essa glicose a partir de proteína. Alimentos ricos em carboidratos incluem pão, massas, feijões, batata, arroz e cereais.
Slide 5
A gordura é um tipo de lipídio. Alguns alimentos ricos neste composto são: manteiga, margarina, frituras, doces, biscoitos recheados, carnes gordas, queijo amarelo, leite integral, requeijão, embutidos
* Slide 6 Ácidos graxos saturados * Estes ácidos são geralmente