mendel
Fazer um experimento, com o objetivo de ajudar a entender a distribuição de alelos nos descendentes de um cruzamento entre indivíduos heterozigóticos. Levar feijões pretos e marrons de tamanhos semelhantes, lápis, papel e duas vasilhas pequenas (potinhos).
Procedimento:
1. Colocar 30 feijões de cada cor em cada uma das duas vasilhas e misturar bem. Posicione uma das vasilhas à sua direita e a outra à sua esquerda.
2. Feche os olhos, coloque uma mão em cada vasilha e sorteie um feijão de cada vasilha.
3. Coloque os dois feijões sorteados sobre a mesa. Registre no papel se são ambos pretos, ambos marrons ou um de cada cor. Devolva cada feijão à sua respectiva vasilha e mexa bem.
4. Repita os itens 2 e 3 até completar 40 sorteios.
5. Analise os resultados. Qual o mais frequente: ambos pretos, ambos marrons ou um de cada cor?
6. Compare seu resultado com o de seus colegas. Eles chegaram à mesma conclusão sobre qual o resultado mais frequente? - Exercícios:
1 – Pesquisar na internet os seguintes termos: genética, genótipo, fenótipo, genes dominantes e recessivos, alelos dominantes e recessivos, cromossomos homólogos, indivíduos homozigóticos e heterozigóticos e hereditariedade.
2 – Faça um pequeno texto, no seu caderno, comparando o experimento que você realizou dos feijões, com o cruzamento Aa X Aa.
3 – A expressão alelos e a expressão cromossomos homólogos significam a mesma coisa? Explique.
4 – Resolva os seguintes problemas de probabilidades:
a) Duas plantas de ervilha, ambas dotadas de flores vermelhas, foram cruzadas. Entre os descendentes foram observados indivíduos com flores vermelhas e indivíduos com flores brancas. É possível concluir se os indivíduos cruzados são homólogos ou heterozigóticos? Explique.
b) Uma planta de ervilha, A, dotada de flores vermelhas foi cruzada com outra, B, dotada de flores brancas. Entre os descendentes foram observados indivíduos com flores brancas. É