menbrana plasmatica
1 – Descreva a composição da membrana plasmática e suas funções.
R: A membrana plasmática, consiste em um envoltório composto por fosfolipídios e proteínas encontradas em todas as células vivas, tanto de seres procariontes quanto em eucariontes. Esta membrana é composta por uma dupla camada de fosfolipídios, que apresentam os seus grupos polares (grupos hidrófilos) voltados para as faces externa e interna, ou seja, opostos, e os grupos apolares (hidrófobos) adjacentes. A membrana plasmática tem a função de regular as trocas de substâncias entre a célula e o meio, o que é feito por meio de uma propriedade chamada permeabilidade seletiva. Além disso, a membrana plasmática intervém nos mecanismos de reconhecimento celular por meio de receptores específicos - moléculas que reconhecem agentes do meio, como, por exemplo, os hormônios.
2 – Como a composição da membrana plasmática afeta sua fluidez?
R: A fluidez da membrana é controlada por diversos fatores físicos e químicos. A temperatura influencia na fluidez: quanto mais alta ou baixa, mais ou menos fluida será a membrana, respectivamente. O número de duplas ligações nas caudas hidrofóbicas dos lípides também influencia a fluidez: quanto maior o número de insaturações, mais fluida a membrana pois menor será a possibilidade de intração entre moléculas vizinhas.
3 – Cite os tipos possíveis de movimentação de lipídeos.
R:
4 – Descreva como o fosfolipídeo fosfatidilserina participa do evento de morte celular programada.
R: Em células apoptóticas, o fosfolipídeo fosfatidilserina (PS) é deslocado do interior da membrana plasmática para fora dela, com a exposição de PS na ambiente externo*. Esta modificação da estrutura celular sinaliza seu suicídio ao ambiente.
5 – Defina: difusão simples, transporte passivo e transporte ativo.
R: Difusão simples: Consiste na passagem das moléculas do soluto, do local de maior para o local de menor