menbrana plasmatica
Membrana Plasmática
Membrana Citoplasmática- Membrana celular
Docente: Jeiza Botelho
Ciências Moleculares e Celulres
Envoltórios Celulares e Membrana
Membrana plasmática- encontrada em todas as células e semelhante em todos os organismo.
Parede Celular- encontrada nas bactérias e cianobactérias, nas células de alguns protistas, nos fungos e em vegetais. Ausente nas células animais. Célula animal
*Conceito- é uma película delgada e elástica que envolve todas as células, revestindo-as e separando-as do meio externo, realizando a contenção do citoplasma e controlando o intercâmbio de substâncias entre a célula e o meio extracelular.
Membrana celular
A fluidez da bicamada lipídica permite a movimentação das moléculas de lipídios e proteínas.
Quimicamente essa membrana é lipoprotéica, formada principalmente por fosfolipídios e proteínas, nos animais também o colesterol.
Funciona como uma barreira seletiva facilitando ou dificultando a entrada de substâncias que interessam à célula.
Hidrofílicas= dissolvem na água Hidrofóbicas não se dissolvem na água
Ex. Os cientistas já descobriram, que os pigmeus africanos, embora produzam quantidades normais de hormônio de crescimento, têm baixa estatura devido a uma característica genética da população: a ausência, nas membranas celulares, de um tipo de proteína capaz de se combinar ao hormônio de crescimento.
O modelo de estrutura da membrana plasmática aceito atualmente foi proposto em 1972 por S. J. Singer e G. L. Nicolson;
Denomina-se modelo do mosaico fluido.
Composta por três tipos de moléculas: lipídios (fosfolipídios e colesterol), proteínas (globulares) e glicídios, que nas células animais podem estar aderido aos dois primeiros, formando os glicolipídios e as glicoproteínas, que juntas formam o glicocálix, que protege, recepta substâncias e dá certas características à célula. Hidrofílicas= dissolvem na água
Hidrofóbicas não se dissolvem na água