Memórias
Após a avaliação do material disponibilizado e pesquisas paralelas, antes de apresentar os relatórios gerados pelo Aida64 gostaria de explicar brevemente o que são os barramentos de memória (FSB), e seu funcionamento e os barramentos de E/S nos micros computadores.
Barramentos
Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação, como: CPU, memória principal, HD e outros periféricos.
O desempenho do barramento é medido pela sua largura de banda
(quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo), geralmente potências de 2 bits, 8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits, etc.
Também pela velocidade da transmissão medida bps (bits por segundo) por exemplo: 10 bps, 160 Kbps, 100 Mbps, 1 Gbps, etc.
Barramentos de Memória
É o barramento responsável pela conexão da memória ao processador. É um barramento de alta velocidade que varia de micro para micro e atualmente gira em torno de 133 MHz a 4000 MHz, como nas memórias do tipo DDR3.
Barramento Frontal (FSB)
O barramento frontal ou FSB, em inglês Front Side Bus, é o barramento de transferência de dados que transporta informações entre o processador e a ponte norte, em inglês northbridge da placa-mãe.
A largura de banda ou throughput teórico máximo do barramento frontal é determinado pelo produto da largura da via de dados, frequência de clock (ciclos por segundo) e a quantidade de transferências de dados realizadas por ciclo do clock. Por exemplo, um FSB com largura de 32 bits (4 bytes) operando a uma frequência de 100
MHz e que realize 4 transferências por ciclo, possui uma largura de banda de 1600 megabytes por segundo (MB/s).
Barramento de Entrada e Saída
É o barramento I/O (Input/Output) ou E/S (Entrada/Saída), responsável pela comunicação das diversas interfaces e periféricos ligados à placa-mãe, possibilitando a instalações de novas placas, os mais conhecidos são: