Memórias
Memórias são dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Memória é um termo para denominar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas. O conceito de computador digital binário com programa armazenado é sempre baseado no uso de memória, e não existiria sem a utilização destas. A unidade básica de memória é o digito binário, ou bit. Um bit pode conter 0 ou 1. É a unidade mais simples possível. Um sistema que armazenasse apenas um destes valores não poderia formar a base de um sistema de memória.
Basicamente são dois tipos de memórias que existem: Internas dentro do processador são memórias voláteis, isto é, perdem seus dados com ausência de energia. As memórias externas são memorias não volateis, servem para guardar dados enquanto o computador esta em uso.
Memória Principal: Acesso mais rápido, mas de capacidade mais restrita. Armazena informações temporariamente durante um processamento realizado pela CPU.
Memória secundária: De acesso mais lento, mas de capacidade bem maior. Armazena grande conjunto de dados que a memória principal não suporta.
Às vezes faz-se uma diferença entre memória secundária e memória terciária. A memória secundária não necessita de operações de montagem para acessar os dados, como discos rígidos; a memória terciária depende das operações de montagem, como discos ópticos e fitas magnéticas, entre outros.
Organização da memória
Como o valor de um bit tem pouco significado, as memórias são estruturadas e divididas em conjuntos ordenados de bits, denominados células, cada uma podendo armazenar uma parte da informação. Se uma célula consiste em k bits ela pode conter uma em 2k diferente combinação de bits, sendo que todas as células possuem a mesma quantidade de bits.
Cada célula deve ficar num local certo e sabido, ou seja, a cada célula associa-se um número chamado de seu endereço. Só assim torna-se possível a busca na memória exatamente do